Endrick, Vitor Roque e Savinho são indicados a melhor jovem do mundo pela IFFHS

Placar:

12 dez.

Endrick, Vitor Roque e Savinho são indicados a melhor jovem do mundo pela IFFHS

Jogadores de Palmeiras, Athletico Paranaense e Girona vivem grande momento e disputarão eleição contra Bellingham, Gavi e outros nomes badalados

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou os indicados ao prêmio de melhor jogador sub-20 do mundo, na última segunda-feira, 11. Três brasileiros figuram na lista: Endrick, campeão brasileiro com o Palmeiras; Vitor Roque, destaque do Athletico Paranaense e já vendido ao Barcelona; e Savinho, ex-Atlético Mineiro, que hoje brilha no Girona.

Endrick foi decisivo para o Verdão na reta final da Campeonato Brasileiro e se tornou um dos principais nomes da equipe na campanha do 12º título nacional. Ele já está vendido ao Real Madrid, da Espanha, e rumará para a Europa em julho de 2024, depois que tiver completado 18 anos.

Na atual temporada do Brasileirão, Endrick fez 31 jogos e marcou 11 gols. Desde que subiu ao profissional, o centroavante esteve em campo em 60 oportunidades e balançou as redes 17 vezes.

Vitor Roque, por sua vez, também se destacou com o Athletico. Na temporada, o camisa 9 do Furacão disputou 45 partidas, marcando 21 gols e distribuindo oito assistências. O atacante chamou a atenção de clubes da Europa e foi vendido para o Barcelona, pelo qual jogará a partir de janeiro em 2024.

Sávio, mais conhecido como Savinho, por sua vez, pertence ao Grupo City e está emprestado ao Girona, um dos times do conglomerado. O ponta, revelado nas categorias de base do Galo, foi vendido em agosto de 2022 e vem sendo um dos grandes nomes do surpreendente Girona, que lidera o Campeonato Espanhol até o momento.

Savinho faz boa temporada no time catalão: o atacante esteve em campo durante 18 partidas, fez cinco gols e também deu cinco passes para que seus companheiros marcassem.

Além dos três brasileiros, a lista da IFFHS ainda conta com outros jogadores cotados ao prêmio: o grande favorito Jude Bellingham (Real Madrid), além de Jamal Musiala (Bayern de Munique), Gavi (Barcelona), Florian Wirtz (Leverkusen), Lamine Yamal (Barcelona) e Alejandro Garnacho (Manchester United).

O júri da IFFHS é composto por membros da federação (jornalistas esportivos e especialistas em futebol) de 120 países ao redor do mundo.

Veja também